A ação do bullying consiste em intimidar ou agredir o outro verbal ou fisicamente mais de uma vez, sozinho ou com a ajuda de outras pessoas.
O cyberbullying segue a mesma linha com a diferença de que a agressão é feita pela internet, onde há um espaço menos controlado. A violência acontece em redes sociais ou pelo telemóvel.
Mesmo que seja uma represália em ambiente virtual, as consequências podem ser as mesmas ou até piores. A internet é um meio veloz de propagação das informações. Ou seja, dependendo de onde cair determinada "gozação", por exemplo, ela pode ter um efeito viral: passar de pessoa para pessoa de forma muito rápida e incontrolável.
Uma vez que fotos ou vídeos comprometedores forem divulgados na rede, conseguir apagar esses registos será muito difícil. A remediação dependerá do grau de propagação dos dados. Portanto, o problema é sério e pode acarretar complicações mais graves do que o bullying dentro da escola, por exemplo.
(adaptado de https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/pedagogia/o-que-e-bullying-e-cyberbullying/71902, acedido em 19-02-2018)
No âmbito da utilização segura da informação, nomeadamente digital, decorre na Biblioteca Escolar mais uma sessão de informação e reflexão sobre o tema.
Estas iniciativas são resultado da articulação com a Biblioteca Municipal (SABE) e dinamizadas pelo seu técnico Hélder Jesus.
Comentários
Enviar um comentário