AVER-O-MAR NA UNIVERSIDADE


No âmbito dos projetos dinamizados pela Biblioteca Escolar, em articulação com a docente de TIC e com entidades externas, projetos Cientificamente Provável e Miúdos a Votos, a turma RE4A da EB de Refojos participaram no dia 13 de fevereiro – Dia da Rádio – em oficinas de rádio e vídeo nos laboratórios do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho.
Os alunos puderam experienciar, como atores e realizadores, a produção de um vídeo – conceção, filmagem, sonoplastia, imagem – e de um programa de rádio – gravação em estúdio insonorizado de voz, seleção de sons e músicas de fundo, procedimentos de equalização e mistura e tratamento do som.
Esta foi uma experiência única que permitiu aos alunos perceberem como são concebidos e produzidos em estúdio os programas de rádio e televisão.
O jovem grupo de trabalho foi ainda entrevistado pela equipa de reportagem da Visão Júnior/Miúdos a Votos sobre a sua participação neste projeto, fornecendo pormenores das leituras e dinâmicas realizadas para promoção do livro que escolheram e respetiva campanha eleitoral – processo de recenseamento, apresentação de candidaturas, campanha eleitoral, dia de reflexão, dia de eleições e escrutínio.
[…] este processo eleitoral decorrerá segundo as regras de umas eleições políticas. Assim, os boletins de voto serão obrigatoriamente os fornecidos pela organização, que os disponibilizará em formato digital às escolas participantes para que possam ser impressos atempadamente. As listas das turmas funcionarão como cadernos eleitorais.[…] (in Regulamento de Miúdos a Votos)
No dia 15 de março será Dia de Eleições na EB de Refojos, mas também na EB de Aver-O-Mar – outra escola do Agrupamento que aderiu ao projeto – sendo os alunos convidados a eleger o melhor livro / candidato.
Dias diferentes que ficarão certamente na memória deste grupo de alunos. Brevemente serão divulgados os produtos realizados nas oficinas de Rádio e Vídeo.

Comentários