"A várias mãos#5"


Projeto concelhio de escrita colaborativa da Póvoa de Varzim

Dia 19 de outubro! Realizou-se a apresentação do livro "A várias mãos #5", um livro que resultou do trabalho colaborativo dos vários Agrupamentos de Escolas e Escolas Secundárias do concelho da Póvoa de Varzim, sob o patrocínio da CMPV, no âmbito do projeto PVPV.
Este ano, os textos versaram o tema "Teares do tempo". E nesta quinta edição, coube à Educação Pré-escolar representar o Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar.
Eis o trabalho que realizaram:

FONTE da MOURA

Já viram a "Fonte da Moura"? - perguntou a educadora com entusiasmo,
E os meninos logo disseram que sim. E a educadora continuou:
- Sabiam que esta fonte é famosa? Sabem porquê?
E uma criança referiu com determinação:
- Um rei esteve nesta fonte.
- Havia lá cobras! - garantiu uma outra criança.

E a educadora continuou: “Conta a lenda que o rei D. Afonso Henriques e alguns cavaleiros passaram por este local de Navais. Estavam com sede e perguntaram a uma jovem moura fugitiva se esta sabia onde poderiam encontrar água nas redondezas. Esta respondeu que a fonte ficava muito longe, mas que se o Deus dos cristãos era assim tão poderoso, então que fizesse nascer ali mesmo uma fonte. Talvez ela se convertesse ao cristianismo.
D. Afonso Henriques desceu do cavalo, pousou a espada e retirou-se para rezar. De repente, ouviu-se um borbulhar de água fresca que corria formando, logo ali, um pequeno regato. A fonte ficou conhecida pela "Fonte da Moura”.

- A minha mãe contou essa história, a história da moura! - lembrou uma pequenita.
A educadora mostrou a imagem de D. Afonso Henriques, no computador, referindo que foi o primeiro rei de Portugal.
- Uau! Tem um escudo! E uma espada! Foi esta espada que ele pousou no chão quando rezou?
- Eu não sabia que tínhamos rei!
- E as cobras? - perguntou uma outra criança - O meu avô disse que apareciam lá na fonte cobras, há muitos anos!
- Havia quem dissesse que a moura se transformava numa cobra sempre que alguém ia à fonte! - disse a educadora.
- Uau, que medo! Cobras!
- E que tem? Eu não tenho medo de cobras! – disse um rapazinho.

- Quem já esteve nesta fonte? – questionou a educadora.
E alguns dos meninos levantaram a mão e, logo de seguida, surgiram diversas constatações:
- Tem umas grades! Está tapada com pedras!
- É pequenina, deita água, faz uma poça e vai para um rio!
- Há muitos bichinhos que vivem lá!
- Sim… formigas, sapos… eu acho que vi um peixe!
- Um tubarão? Ou um crocodilo?
- Não, o tubarão é muito grande. Não cabe lá! O crocodilo também não!
- Quando os bichinhos veem as pessoas assustam-se e pulam!
-A fonte tem pedrinhas! E as pedras de cima não deixam o sol entrar e atrapalhar os bichinhos que lá vivem!

- Será que podemos beber água dessa fonte? – perguntou a educadora.
- Eu acho que não! Tem lixo! -disse uma das gémeas.
- Está com grades, não conseguimos tirar água! – referiu um menino.
- O meu avô disse-me que foi arranjar a fonte!

- Esta fonte é tão famosa, tão importante! O que acham que devemos fazer com a fonte? – perguntou a educadora.
- Deixá-la em paz por causa dos bichinhos!
- Cuidar dela, ela é linda!
- Eu acho que devíamos pôr uma placa a dizer “Aqui bebeu um rei”!

- Vejam só – disse a educadora – a fonte já deu de beber a muitas pessoas! Agora é um local onde vivem muitos bichinhos! E vocês já pensam em cuidar dela para que ninguém se esqueça que ela já foi importante! É caso para dizer:

                                              AS TEIAS QUE O TEMPO TECE!

- Professora, quem tem teias são as aranhas e eu vi lá uma aranha! 

                                                                                                                                     JI de Navais

Comentários