Semana da Educação Artística


A Comissão Nacional da UNESCO desafiou o município da Póvoa de Varzim a assinalar a Semana da Educação Artística. Prontamente, a Biblioteca Municipal, em parceria com as Escolas, promoveu, de 19 a 26 de maio, várias atividades.
Destaca-se a Conferência “Educação, Artes e Bibliotecas” que aconteceu, dia 22, na Biblioteca Municipal, cuja sessão de abertura contou coma presença do Vice-presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e o Presidente da Comissão Nacional da UNESCO.


Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e Presidente da Comissão Nacional da UNESCO

Na primeira parte da Conferência, debateu-se o papel das bibliotecas associadas à UNESCO na promoção a Educação Artística.
“A Educação Artística nas escolas – criatividade e educação” foi o tema que preencheu a segunda parte da conferência. Os testemunhos foram apresentados pelos professores coordenadores das bibliotecas escolares de todos os Agrupamentos que integram este concelho.
O seguinte trabalho relativo ao Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar, apresentado na Conferência, pela professora bibliotecária, Marta Antunes, é revelador do (des)empenho desta ESCOLA na promoção e no desenvolvimento da educação artística

Powered by emaze

Durante esta semana, e no intuito de assinalar o evento “Educação Artística”, o Agrupamento, sob o mote #AveromarForCulture – O Património Local, desenvolveu as seguintes iniciativas:
·         Escolas EB1 (criaças da Educação Pré-escolar e alunos do 1º ciclo): o Cartaz da nossa Turma – realização de um cartaz por turma, alusivo ao Ano Europeu do Património Cultural, a partir de elementos do Património Local.
·         Escola Básica de Aver-o-Mar (alunos do 2º e 3º ciclo): Registos Gráficos ao Ar Livre – aulas ao ar livre, nomeadamente de desenho de elementos do edifício escolar, brevemente sujeito a intervenção e alterações físicas.

As seguintes imagens ilustram o trabalho que se está a realizar:

Alunos fazendo registos da escola, ao ar livre - #EBAver-o-MarForCulture
O "Cartaz da nossa turma" (Clique abaixo)


Trabalhos em 3D


Um jogo...










E finalmente...


Turma AL3 "Património de Aguçadoura"


Comentários