BULLYING & CYBERBULLYING


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Estas e muitas outras informações foram transmitidas na sessão intitulada “Bullying & CyberBullying”, dirigida a pais e encarregados de educação, e que aconteceu no auditório da escola sede no passado dia 1 de fevereiro.
Perante uma plateia atenta, os agentes Remelhe e Ferreira da PSP – Escola Segura – e o técnico da Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, Hélder Jesus, procuraram transmitir informações úteis sobre procedimentos de segurança e apoio no que concerne situações de violação de privacidade e agressão, quer física quer online, práticas seguras de navegação e utilização da Internet, supervisão e acompanhamento parental, utilização e manipulação da informação disponibilizada pelo próprio ou não, entre outros conceitos.
Os pais presentes participaram ainda em debate final, colocando questões e dúvidas sobre a temática, bem como apontando alguns caminhos a seguir; com recurso ao seu Smartphone, e experienciando o aplicativo menti.meter, aceitaram o desafio digital de referir as principais ideias desta sessão que foram sendo projetadas, em simultâneo, no ecrã do auditório.
O diálogo contou ainda com a participação do Sr. Vereador da Educação e Cultura – Dr. Luís Diamantino – que enalteceu a iniciativa, apelou à participação ativa dos pais no controlo e supervisão das práticas [digitais] dos seus filhos, enquanto principais mentores da sua formação; reforçou também o papel da escola e da autarquia na formação de utilizadores e cidadãos nesta era digital.
Esta iniciativa, da responsabilidade da professora de TIC do Agrupamento, Biblioteca Escolar e Clube de Saúde e Proteção Civil, é uma das várias iniciativas programadas pela equipa organizadora para o mês de fevereiro para promoção de práticas de Segurança Digital.
Durante todo o mês, os alunos do pré escolar ao 3º ciclo beneficiarão de atividades informativas, prática de jogos didáticos e de programação e realidade aumentada, com o intuito de despertar a sua curiosidade e criatividade mas também de dotá-los de conhecimentos básicos na ótica do utilizador digital consciente e competente.

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