Alunos da Escola Básica de Refojos vencem 1º prémio no concurso de Histórias Kamishibai!
No seguimento de desafio interno lançado pela Biblioteca Escolar do Agrupamento, aos alunos e professores de todos os níveis de ensino, e posteriormente articulado com o 1º Concurso nacional Kamishibai plurilingue, organizado pelo Laboratório Aberto para a Aprendizagem de Línguas Estrangeiras (LALE), do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro, parceiro da rede Internacional Kamilala (kamilala.org), os alunos das turmas RF4A e 6ºE elaboraram Histórias Kamishibai, sendo a turma RF4A galardoada com o 1º prémio na Categoria B (6-10 anos) com a história intitulada “A língua da nossa escola”.
Este concurso tem como objetivo incentivar os atores educativos a desenvolver projetos abertos à diversidade linguística e cultural por meio da criação de pranchas de um Kamishibai (palavra japonesa para, literalmente, "teatro de papel") plurilingue.
Kamishibai é uma forma tradicional de contar histórias no Japão. Durante séculos e séculos era assim que se ouviam e se contavam histórias. O teatro de madeira e as histórias em folhas em formato grande ajudam a alcançar um efeito mágico em torno da narração da história. Uma bela maneira de ensinar aos mais novos outras formas de contar as suas histórias!
O Kamishibaï plurilingue permite desenvolver na criança/alunos estratégias de aprendizagem, capacidades de escuta, observação, comparação e reflexão sobre as línguas e de cooperação no trabalho de redação e ilustração de histórias plurilingues. O kamishibai também permite trabalhar e lutar contra as discriminações e promover a convivência, valorizando as línguas que são tratadas em pé de igualdade.
Este projeto está em consonância com os objetivos do Ministério da Educação/ Direção-Geral da Educação (DGE) que preconiza desde o pré-escolar a sensibilização para as línguas e que indica que “o respeito pelas línguas e culturas das crianças é uma forma de educação intercultural, levando a que as crianças se sintam valorizadas e interajam com segurança com os outros,(...)”.
A fim de divulgar o trabalho premiado, e o da turma 6ºE, também participante no concurso nacional Kamishibai, apresentamos abaixo links para os ebooks construídos a partir das pranchas das suas respetivas histórias.
De referir ainda que a construção destas histórias resultou de um trabalho colaborativo e articulado entre professores de diferentes áreas como o português, as artes e as professoras bibliotecárias, mobilizaram-se saberes diversos, por exemplo, a língua árabe, uzbeque, japonesa, inglesa, italiana…, transcrição fonética, recursos estilísticos, entre outros.
As turmas envolvidas apresentarão as suas Histórias Kamishibai à comunidade das suas escolas, estando já a praticar afincadamente para essa encenação “pública”.
A cerimónia de entrega de prémios irá realizar-se na Universidade de Aveiro no dia 7 de junho de 2019, com início às 14h.
A todos os nossos concorrentes e respetivos professores PARABÉNS!!!
No seguimento de desafio interno lançado pela Biblioteca Escolar do Agrupamento, aos alunos e professores de todos os níveis de ensino, e posteriormente articulado com o 1º Concurso nacional Kamishibai plurilingue, organizado pelo Laboratório Aberto para a Aprendizagem de Línguas Estrangeiras (LALE), do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro, parceiro da rede Internacional Kamilala (kamilala.org), os alunos das turmas RF4A e 6ºE elaboraram Histórias Kamishibai, sendo a turma RF4A galardoada com o 1º prémio na Categoria B (6-10 anos) com a história intitulada “A língua da nossa escola”.
Este concurso tem como objetivo incentivar os atores educativos a desenvolver projetos abertos à diversidade linguística e cultural por meio da criação de pranchas de um Kamishibai (palavra japonesa para, literalmente, "teatro de papel") plurilingue.
Kamishibai é uma forma tradicional de contar histórias no Japão. Durante séculos e séculos era assim que se ouviam e se contavam histórias. O teatro de madeira e as histórias em folhas em formato grande ajudam a alcançar um efeito mágico em torno da narração da história. Uma bela maneira de ensinar aos mais novos outras formas de contar as suas histórias!
O Kamishibaï plurilingue permite desenvolver na criança/alunos estratégias de aprendizagem, capacidades de escuta, observação, comparação e reflexão sobre as línguas e de cooperação no trabalho de redação e ilustração de histórias plurilingues. O kamishibai também permite trabalhar e lutar contra as discriminações e promover a convivência, valorizando as línguas que são tratadas em pé de igualdade.
Este projeto está em consonância com os objetivos do Ministério da Educação/ Direção-Geral da Educação (DGE) que preconiza desde o pré-escolar a sensibilização para as línguas e que indica que “o respeito pelas línguas e culturas das crianças é uma forma de educação intercultural, levando a que as crianças se sintam valorizadas e interajam com segurança com os outros,(...)”.
A fim de divulgar o trabalho premiado, e o da turma 6ºE, também participante no concurso nacional Kamishibai, apresentamos abaixo links para os ebooks construídos a partir das pranchas das suas respetivas histórias.
De referir ainda que a construção destas histórias resultou de um trabalho colaborativo e articulado entre professores de diferentes áreas como o português, as artes e as professoras bibliotecárias, mobilizaram-se saberes diversos, por exemplo, a língua árabe, uzbeque, japonesa, inglesa, italiana…, transcrição fonética, recursos estilísticos, entre outros.
As turmas envolvidas apresentarão as suas Histórias Kamishibai à comunidade das suas escolas, estando já a praticar afincadamente para essa encenação “pública”.
A cerimónia de entrega de prémios irá realizar-se na Universidade de Aveiro no dia 7 de junho de 2019, com início às 14h.
A todos os nossos concorrentes e respetivos professores PARABÉNS!!!
EBOOK DA HISTÓRIA KAMISHIBAI EB REFOJOS / TURMA RF4A |
EBOOK DA HISTÓRIA KAMISHIBAI EB AVER-O-MAR / TURMA 6E |
Para mais informações consultar:
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