Assim que a atividade letiva presencial foi interrompida, a Biblioteca Escolar manteve-se online neste Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar.
No âmbito da dimensão "Apoio ao Currículo" que a BE deve desenvolver na escola e porque a professora bibliotecária é também professora de apoio educativo por inerência desta função, e tendo em conta que urgia "chegar" aos alunos do 1º ano que estavam num processo inicial de aprendizagem de leitura e escrita, implementaram-se dinâmicas de articulação entre os docentes do 1º ano e a professora bibliotecária. O que fazer? Como fazer? Foram questões que de imediato preocuparam os docentes. Otimizaram-se as sinergias que cada um aportava: uns construíam planos, outros pesquisavam e buscavam recursos, outros concebiam e delineavam estratégias, ora para umas disciplinas ora para outras áreas de saber, outros ainda, construíam materiais que melhor pudessem servir os novos modos de ação, neste tipo de ensino e aprendizagem à distância. Desta conjugação de esforços, resultaram os vídeos que a seguir se apresentam, construídos pela professora bibliotecária.
O feedback dos alunos e encarregados de educação foi positivo. Os alunos estavam motivados e gostavam de assistir às aulas dos vídeos. E estavam a aprender!!! Assim revelavam os docentes aquando da audição da leitura dos alunos, quer pelo whatsApp, quer pelo teams, nas sessões síncronas, quer ainda quando ouviam as gravações das leituras que os encarregados de educação enviavam!
O seguinte vídeo dá-nos uma perceção das aprendizagens dos alunos no E@D a partir das aulas acima apresentadas.
Comentários
Enviar um comentário
Por favor seja objetivo, claro e educado.