DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DAS VITIMAS DO HOLOCAUSTO
"Viajaram durante dias e noites em vagões de mercadorias selados. Noventa em cada vagão, com mulheres que muitas vezes tinham dois, três ou quatro dos seus filhos no lote. As crianças tinham 15 meses a 13 anos e estavam indescritivelmente sujas. As de três anos e quatro anos tinham o corpo coberto de feridas purulentas: sarna. Queríamos tanto fazer alguma coisa por elas, mas não tínhamos nada, a não ser a incomparável dedicação do nosso director de campo, o Comandante Kohn. Lançámo-nos imediatamente à tarefa de construir duches. Temos quatro toalhas, se tanto, para mil crianças."
Odette Daltroff-Baticie, presa em Drancy, agosto de 1942,
referindo-se às crianças judias que chegaram a Drancy
vindas de outros campos de agrupamento.
A Biblioteca Escolar lembra a memória das vitimas do Holocausto exibindo, no espaço da escola sede, uma exposição de imagens alusivas ao tema, bem como um conjunto de painéis informativos sobre o "Book Burning".
A partir da visualização da exposição, os visitantes são convidados a ler um código QR que os remete para um momento de reflexão sobre este acontecimento da história da humanidade.
Convidamos todos os visitantes deste blogue a participar, ainda que não tenham visitado a exposição. Todos temos certamente memória de imagens, textos, filmes e outros sobre tamanha barbaridade.
Dá a tua opinião! Lê o código QR.
Comentários
Enviar um comentário